Cynthia Scalzo

 

Artista autodidata, Cynthia vive no sul da Bahia desde 1994.

Atualmente, reside entre o povoado de Caraíva, onde mantém seus charmosos Chalés para temporada e Atelier.

Busca inspiração para seus trabalhos, já conhecido internacionalmente, neste ambiente de natureza intocada e paisagem bucólica.

Começou sua carreira nos anos 70, com o antiquário Antigamente era assim... no interior de São Paulo, uma espécie de "loja-residência", e também em renomadas feiras de antiguidade como Bexiga e Benedito Calixto (São Paulo), onde além de garimpar objetos da década de 50, 60 e 70, mantinha também um brechó prá lá de interessante!

Dedicada e amante das flores, participou de diversos cursos em Holambra, SP,  assim como também esteve com grandes nomes como Mônica Resende, Vick Meirelles, aprendendo sobre a arte de arranjos florais, paisagismo, feng shui, cartonagens, topiárias, especialmente guirlandas em matéria orgânica.

Nos anos 90, dirigiu o Atelier Scalzo em São Paulo, onde iníciou, junto aos seus filhos, a confecção de velas e lanternas em parafina, já com inclusão de matéria orgânica, onde o grande palco da escolha dos materiais era o tão conhecido Ceasa (Ceagesp).

 Em 1994, conheceu Caraíva, um pequeno povoado ao sul da bahia e descobriu que esse paraiso era "o pano de fundo" perfeito para a criação das peças em parafina.

Assim, surgiu o ATELIER LUZES DE CARAÍVA, uma mudança radical: residência, estilo de vida, trabalho. Da megalópole para o povoado, do Ceasa para a colheita e pesquisa em loco no serrado e na orla marítima do sul da bahia, onde a beleza incomensurável da região desenvolve a preocupação da escolha dos materias colhidos, para não destruir a natureza. 

Entusiasmada com essa diversidade de matéria orgânica na região, iniciou uma série de pesquisas, possibilitando a inclusão de folhas secas, flores, frutos da caatinga, argilas, sucatas de corais e conchas, entre outros.

Em 2008, o atelier cresceu e incluiu um novo material: o tecido. E dele surgiram os painéis e as bolsas desenvolvidos em tecido.

Atualmente, preocupada com a preservação do meio ambiente, a artista, juntamente com sua filha Polá, inclue material reciclado nos seus trabalhos, valendo-se da estética para incorporar os princípios de sustentabilidade, nos dando a oportunidade de exercermos nossa cidadania.